Tudo o que você precisa saber sobre Bitcoin Cash hoje

O Bitcoin Cash surgiu como uma alternativa ao Bitcoin – Será que o Bitcoin Cash pode ultrapassar o Bitcoin e tomar o lugar da maior criptomoeda do mercado?

CONTEÚDO BLOQUEADO

SOMENTE PARA MEMBROS - Seja um membro do nosso site, GRATUITAMENTE e garanta o acesso à todos os conteúdos!

Já parou pra pensar que hoje existem atividades que são totalmente digitais, mas que anos atrás muitas pessoas achavam impossível?

O Bitcoin é um belo exemplo disso, levou o dinheiro para a era digital. Todas as transações acontecem de forma digital, desde o registro à troca de moedas, reduzindo as burocracias e as fronteiras.

Mas, assim como qualquer invenção, o Bitcoin vem sendo adaptado e aperfeiçoado ao longo do tempo por uma comunidade de desenvolvedores e estas alterações levam à necessidade de se criar Soft ou Hard Forks.

O Bitcoin Cash, uma das maiores altcoins do mercado, é resultado de um desses forks.

Tudo o que você precisa saber sobre Bitcoin Cash hoje - Altcoins

O que são FORKS?

Os FORKS são alterações realizadas dentro do código fonte da criptomoeda para se implementar melhorias na tecnologia blockchain, regras que definem como são feitas as atividades dentro desta rede – transações, mineração, conexão – podem ser mudadas e ajustadas.

Este fenômeno pode acontecer de duas formas: soft fork e hard fork.

Tudo o que você precisa saber sobre bitcoin hoje - fork bitcoin

Soft Fork

Soft fork são mudanças menos radicais nas regras anteriores da blockchain e são compatíveis com as versões anteriores do código fonte original e são de consenso de toda a comunidade.

Em outras palavras, toda a comunidade (nós, mineradores, carteiras, etc…) aceitaram receber blocos criados de acordo com as novas regras implementadas pela nova versão. São conhecidas por serem mais restritivas.

Imagine que o seu celular Android não possa ser atualizado para a versão mais nova, mas ainda seja compatível com o aplicativo WhatsApp.

Mesmo não tendo a versão mais nova, você pode continuar enviando e recebendo mensagens para todos os usuários, independentemente se eles possuem uma versão diferente da sua.

É o mesmo que acontece com o soft fork.

Como as alterações são compatíveis com o código fonte original e são de consenso de toda a comunidade, os usuários se adaptam com mais facilidade e muitas vezes não possuem nem a necessidade de atualizar suas plataformas.

Hard Fork

Hard forks são mudanças que flexibilizam as regras de consenso da blockchain e são incompatíveis com as regras do código original. Portanto, é necessário que toda a comunidade atualize suas plataformas.

Voltando ao caso do celular Android, caso o whatsapp não seja mais compatível com a versão do seu celular, você não poderá enviar e receber mensagens a não ser que o sistema seja atualizado.

Um hard fork não depende de um consenso geral. Se toda a comunidade chega a um acordo, é possível implantar as novas regras e manter a mesma moeda.

Caso contrário, é preciso criar uma nova moeda com outro blockchain, que é o que se aplica ao Bitcoin Cash.

O que é o Bitcoin Cash?

Tudo o que você precisa saber sobre Bitcoin Cash hoje - Bitcoin Cash logo

A Bitcoin Cash é uma moeda alternativa para atender as necessidades dos usuários que antes não eram atendidas pela criptomoeda pioneira.

Em outras palavras, a Bitcoin Cash nada mais é do que um FORK do Bitcoin que conhecemos.

Como a Bitcoin Cash surgiu?

Apesar de revolucionária, o funcionamento da blockchain do Bitcoin começou a desagradar um grupo de usuários e mineradores em 2016 e no início de 2017.

Neste período, a moeda começou a ter mais usuários, mas o limite de espaço por bloco permanecia o mesmo desde a sua criação.

Então, a medida que mais transações aconteciam na blockchain, mais tempo era necessário para a atividade ser aprovada. Além disso, as taxas de transações ficaram mais caras devido à alta concorrência.

Estes problemas limitava o uso do bitcoin para investimento e descartava outras formas de uso, como um novo método de pagamento, que era a proposta inicial da moeda.

Pensando em uma forma de otimizar o tempo das atividades na blockchain, os usuários tiveram a ideia de aumentar a capacidade de armazenamento dos blocos.

Com base nesta ideia, surgiram três formas de solução:

  • Retirar o limite de armazenamento dos blocos;
  • Deixar de processar algumas informações para economizar o espaço;
  • Criar uma nova moeda com um novo limite por bloco.

Para os usuários, o melhor caminho foi criar uma nova moeda, uma vez que as outras propostas não resolviam o problema a longo prazo.

Por fim, no mês de agosto de 2017, surge a nova criptomoeda: a Bitcoin Cash.

Na blockchain da hard fork, o limite por bloco que antes eram apenas 1MB, foi multiplicado para 8MB.

Desta forma, mais atividades poderiam acontecer em um tempo menor, o que tornava as transações mais escaláveis.

Vale a pena investir em Bitcoin Cash?

Tudo o que você precisa saber sobre o Bitcoin Cash - Bitcoin Exchange

Sabemos que a intenção de criar o Bitcoin Cash, inicialmente, foi ter uma moeda melhor para investir no mercado.

Mas, depois de um ano, será que alcançou esse objetivo?

Valor

Tudo o que você precisa saber sobre bitcoin hoje - bitcoin cash hoje

O valor do Bitcoin Cash hoje (18/12) é 343 reais para uma moeda, o que equivale a 0,02 de Bitcoin.

A Bitcoin Cash está na lista o Top 10 de criptomoedas no CoinMarket Cap. O que isso quer dizer?

Esses valores informam que é uma oportunidade para começar a investir em criptomoedas.

Você não precisa ter milhares de reais para ter a sua primeira moeda!

Neste mercado, as criptomoedas podem ser compradas fracionadas, mas é muito mais interessante ter 10 do que 0,1 de qualquer coisa, não é?

Estar na lista de Top 10 diz muito sobre dinheiro e atividade em torno do Bitcoin Cash. Quanto mais presente esses dois elementos estiverem, maior será a capitalização de mercado e, assim, a posição da moeda sobe.

Portanto, se a capitalização da Bitcoin Cash está entre as 10 maiores, significa que mais pessoas confiam e investem. Então, se milhões de pessoas reconhecem o potencial desta moeda, é mais um sinal para começar a pensar em investir.

Velocidade nas transações

Falar de valores para investir é interessante, mas existem outras vantagens que fazem a moeda ser valiosa. Não podemos deixar de destacar a velocidade que as transações levam para ser aprovadas na blockchain da Bitcoin Cash.

O Bitcoin veio como uma forma de inovar o dinheiro, logo ele é um concorrente das formas tradicionais de usar o dinheiro.

Grandes empresas, como a Visa, fazem milhões de transações por segundo enquanto as transações com o Bitcoin podem demorar dias para serem concluídas.

Já com a Bitcoin Cash, o poder de aprovar as atividades dentro do blockchain é 8 vezes mais rápido, fazendo com que o dinheiro eletrônico esteja mais próximo da nossa realidade.

A agilidade para executar transações na blockchain permite outras utilidades com a criptomoeda. Além de uma opção de investimento, a Bitcoin Cash também é ideal para ser nova forma de pagamento.

Pague menos nas transações

A alta movimentação de bitcoins não só sobrecarregou os blocos, mas também aumentou a concorrência e fez com que as taxas para fazer transações ficassem mais altas.

Este era outro obstáculo para o bitcoin ser uma moeda mais acessível do que as moedas tradicionais. Imagine ter que esperar 4 dias e pagar mais de 28 dólares para receber ou enviar um dinheiro?

Aumentar o limite dos blocos na Bitcoin Cash conseguiu trazer duas vantagens para os usuários: fazer uma transação em segundos e pagar por isso por um preço acessível.

Conclusão

A Bitcoin Cash é sinal de que o mercado de criptomoedas está se desenvolvendo, uma vez que a criação de novas moedas acontece para facilitar o uso do dinheiro de forma digital e descentralizada.

Antes, a dificuldade de fazer transações menores era um empecilho para que a moeda fosse usada para pagar atividades comuns, como comprar um suco.

Com a Bitcoin Cash, o caminho está mais próximo de que as moedas virtuais sejam definitivamente a nova forma de usar o seu dinheiro.

No entanto, julgar uma moeda como superior a outras é um caminho arriscado, pois tudo depende dos objetivos e necessidades de cada usuário.

Cada moeda tem as suas próprias vantagens, mas todas elas carregam características comuns que pertencem ao mercado de criptomoedas, como: volatilidade, liberdade econômica e descentralização.

Por esse motivo, antes de tudo, conheça as opções de criptomoeda disponíveis no mercado, conheça em nosso Manual Completo as principais altcoins para começar a investir.

Em seguida aprenda a fazer uma Análise Técnica das opções mais interessantes para você.

Bitcoin ou bitcoin cash qual a diferenca