Nano: uma das melhores criptomoedas. Mas realmente é superior ao Bitcoin?

O QUE É
COINMARKETCAP
HISTÓRIA
RAI BLOCKS
A NANO É MELHOR QUE O BITCOIN?
A NANO ULTRAPASSARÁ O BITCOIN?
RISCO DA NANO
PREÇO
CONCLUSÃO: VALE A PENA COMPRAR NANO?

A Nano é uma das melhores Altcoins que existem, ela faz o papel de moeda melhor do que todas as outras. Quer aprender mais sobre a moeda que pode ser o futuro de todo o dinheiro?

Nano: melhor que Bitcoin?

Imagine uma moeda com transações instantâneas, sem taxas e com escalabilidade infinita. Isso é a Nano, o que vemos de cara em seu site.

Nano: melhor que o Bitcoin?
Moeda digital para o mundo real – a maneira rápida e gratuita de pagar por tudo na vida

Tudo que o Bitcoin precisava para se tornar uma moeda digital globalizada, a Nano já conseguiu. Então, por isso ela é melhor que o Bitcoin?

Acompanhe o artigo até o final que te responderei essa pergunta, mas não sem antes te explicar tudo sobre a Nano (antiga Rai Blocks), suas perspectivas, riscos e futuro.

Também veja nossos outros artigos sobre as maiores altcoins: Tether e Stable Coins, Ethereum, Tron, Stellar e Ripple.

O QUE É NANO?

nano coin

Nano é uma criptomoeda peer-to-peer (P2P) de código aberto que oferece transações instantâneas livres de taxas.

É diferente do Bitcoin, pois utiliza uma tecnologia diferente a da Blockchain, a DAG (Grafos acíclicos dirigidos).

Essas inovações só são possíveis porque na Nano cada conta possui sua própria blockchain utilizando uma arquitetura chamada “Block-lattice”. Por não utilizar mineradores para confirmar as transações, não possui taxas.

COINMARKETCAP

NANO: MELHOR QUE O BITCOIN?

Valor: 0,88 USD (3,33 BRL)
Capitalização: 443 milhões de dólares
Ranking: 41

HISTÓRIA DA NANO

O White Paper da Nano e a primeira implementação beta foram publicados em dezembro de 2014, fazendo dela uma das primeiras criptomoedas baseadas em Grafos acíclicos dirigidos (DAG).

O seu criador é Colin Lemahieu que sozinho concebeu o White Paper da Nano. Todas as criptomoedas já foram “pré-mineradas” e distribuidas através de Faucets, ou seja, não há mais inflação na NANO.

O QUE SÃO FAUCETS

É muito fácil de entender, Faucets são sites que oferecem recompensas para usuários que completam uma ação exigida, ou seja, todas as Nanos foram dadas dessa meneira a alguns anos.

RAIBLOCKS

A Nano passou por um rebranding em 2018, mudando seu nome e marca. Anteriormente ela era conhecida como RaiBlocks (XRB) e a partir de fevereiro 2018 mudou para Nano (NANO).

nano rai blocksnano coin

HACK BITGRAIL

Em fevereiro de 2018 mais de 10 milhões de NANOS (na época 150 milhões de dólares) foram roubadas da BitGrail, entenda melhor o caso aqui.

hack nano
Culpamos completamente a BitGrail por esse problema, não tendo nenhuma relação com a Nano, sua equipe ou tecnologia.

A NANO É MELHOR QUE O BITCOIN?

Para responder essa pergunta vamos conversar um pouco sobre os principais problemas do Bitcoin e compará-los com as principais características da Nano.

O problema das taxas do BTC

Sabemos que as taxas do BTC são baixíssimas quando aplicado a grandes transferências. Por exemplo, poucos meses atrás 194 milhões USD foram transferidos pela rede Blockchain e a taxa paga foi de apenas 0,10 USD, saiba mais dessa história aqui.

Porém e se formos comprar um cafézinho que custa 1 dólar?! Uma taxa de 0,10 corresponderia a 10% do valor dificultando a aplicação do Bitcoin para compras pequenas e corriqueiras do dia-a-dia.

A Nano não possui taxas, portanto nesse quesito ela é superior.

nano x bitcoin

O problema do tempo das transações do BTC

As transações do Bitcoin são rápidas se comparar ao nosso modelo atual de bancos. Sabemos que podemos transferir valores para qualquer local do mundo e o tempo gasto quase nunca é superior a 30 minutos, vamos colocar na média 15min.

Porém, esse é um problema, ainda mais se formos fazer transferências que necessitam que os fundos cheguem rapidamente ao seu destinatário.

As transações da Nano são instantâneas, portanto nesse quesito ela é superior.

nano x bitcoin

O problema da escalabilidade do BTC

Os blocos do Bitcoin são limitados a 1MB de tamanho e o volume de transações na rede Bitcoin está aumentando rapidamente.

O tamanho atual do bloco não é suficiente para gerenciar o número de transações que ocorrem na rede. O resultado é que as transações são escritas no Blockchain mais lentamente do que elas são criadas pelos usuários.

Ao longo do tempo, uma acumulação se desenvolve, e as transações podem esperar horas para serem incluídas em um bloco.

A Nano tem escalabilidade infinita, excluindo a possibilidade de uma acumulação das transações, portanto nesse quesito ela também é superior.

Então vamos sair do muro, a tecnologia da Nano é superior a do Bitcoin. Ainda mais quando olhamos para o objetivo central do BTC: se tornar uma moeda digital global descentralizada.

nano moeda global

A NANO VAI ULTRAPASSAR O BITCOIN?

Dificilmente e não acreditamos nisso. A chance do Bitcoin perder a primeira colocação para qualquer outra criptomoeda é muito pequena.

Ele é o pioneiro da tecnologia Blockchain e mais pessoas o conhecem que todo o resto do criptomercado, abocanhando até mais da metade do mesmo.

Mas o principal motivo de não acreditar nisso e que também é o principal risco da Nano e de outras moedas que tentaram resolver os problemas do Bitcoin e se transformar em uma moeda digital global descentralizada melhor é o código aberto do BTC.

BITCOIN X NANO

CÓDIGO ABERTO DO BITCOIN

Como é o código do Bitcoin?

É um software de código aberto, ou seja, seu código fonte é disponibilizado e ele é desenvolvido de maneira colaborativa. Ele já foi modificado e pode até ser novamente, só assim sua tecnologia permanecerá evoluindo.

O código do Bitcoin não é de nenhuma pessoa ou empresa, ele não possui dono. Quem define o que é melhor é toda a comunidade.

Ou seja, podemos evoluir o Bitcoin, o transformando em uma moeda melhor, com todas as características que fazem a Nano superior ao seu código atual. É o que já estamos trabalhando para fazer com a Lightning Network

O que é a A  Lightning Network ?

 

NANO RISCO: LIGHTNING NETWORK
NANO RISCO: LIGHTNING NETWORK
A  Lightning Network é uma solução de baixo custo que tem o potencial de resolver o problema de escalabilidade, tempo e taxas do Bitcoin.

A Lightning Network visa implementar um contrato inteligentena rede Bitcoin que abriria canais de pagamento privadosentre um par e todos os outros pares com os quais eles negociavam.

Por isso, se implementada, os mineradores processarão muito menos transações do que atualmente. Na teoria, a Lightning Network torna as transações entre pares mais eficientes, sem escala e de baixo custo.

Com a Lightning Network, será possível realizar compras e vendas de quaisquer produtos. As taxas irrisórias e transações instantâneas vão permitir usar o Bitcoin para comprar até um cafezinho de maneira mais rápida e barata do que existe hoje.

RISCO DA NANO

Com o Bitcoin escalável infinitamente, transações instantâneas e taxas irrisórias por que precisaríamos da Nano?
Por quê precisaríamos de qualquer criptomoeda que veio para tentar melhorar o Bitcoin?

RISCO NANO

Esse é o principal risco que todas as criptomoedas que nasceram para ser exclusivamente meio de troca de valores passam.

PREÇO

A Nano foi uma das criptomoedas que mais caiu no ruim ano de 2018.
A queda em dólar ultrapassou  97%.

queda da nano
Gráfico: Queda da Nano

A queda em Bitcoin ultrapassou 95%.

queda do bitcoin

CONCLUSÃO: VALE A PENA COMPRAR NANO?

Sim. Em nossa opinião a Nano é a melhor “criptomoeda moeda” que existe.

nano hodl
Todas suas características fazem dela um meio praticamente perfeito para troca de valores, por isso temos ela em nosso portfólio.

A única e importante ressalva é que devemos ficar atentos ao desenvolvimento da Lightning Network e como o mercado, em especial as criptomoedas “moedas” vão reagir a essa nova tecnologia.

Não esqueça de ver nossos outros artigos sobre as maiores altcoins: Tether e Stable Coins, Ethereum, Tron, Stellar e Ripple.